Base de dados:
OHS-PeriRHS
Pesquisar:
MEDICINA TROPICAL []
Referências encontradas:
Mostrando:
1 .. 3   no formato [Detalhado]
página 1 de 1
  1 / 3
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:258 - (607)
Autor:Almeida, Marta de.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A criação da cátedra de medicina tropical no Peru e no Brasil^ipt.
Fonte:Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;18(2):355-376, 2011. .
Resumo:Analisa a proposta de criação da cátedra de medicina tropical nas faculdades de medicina da América Latina feita em 1913, por ocasião do 5º Congresso Médico Latino-americano, em Lima. Investiga o processo de institucionalização do ensino médico dessa especialidade no Peru e no Brasil, por meio da atuação de Julián Arce e Carlos Chagas, médicos que se dedicaram à medicina tropical. O foco da análise são as aulas inaugurais ministradas pelos médicos, a primeira em 1916, na Faculdade de Medicina da Universidade de San Marcos, em Lima, e a segunda em 1926, na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Pretende-se contribuir para uma análise mais aprofundada dos diferentes sentidos que a medicina tropical teve no Brasil e no Peru(AU)^ipt.
Descritores:Medicina Tropical
Brasil
Peru
Meio Eletrônico: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-59702011000200006
Localização:BR1273.1

  2 / 3
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:36 - (46)
Autor:Bastos, Cristiana.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:O ensino da medicina na Índia colonial portuguesa: fundação e primeiras décadas da Escola Médico-cirúrgica de Nova Goa^ipt / Medical teaching in Portuguese colonial India: the creation and earliest decades of the New Goa Medical-surgical School
Fonte:Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;11(supl.1):11-39, 2004. .
Resumo:As comemorações centenárias da Escola Médico-cirúrgica de Nova Goa (1942) exaltavam o seu contributo para a consolidação do império português em África. Observamos esta instituição à luz da literatura 'medicina e império', que tende a analisá-la como um instrumento para o exercício do biopoder. Esta hipótese é contestada à luz das fontes primárias sobre as primeiras décadas da escola, das quais surge um quadro de fragilidade e descaso administrativo pouco compatível com um projeto imperial para formar médicos e distribuí-los pelas colônias. Sugerimos que a fundação da escola resulta de um processo em que predominam interesses locais, numa sociedade onde os recortes 'colonizador' e 'colonizado' se diluem nos inúmeros desdobramentos da diferenciação social. A apropriação da escola pela narrativa de glorificação imperial é algo que ocorre no século XX, quando se reescreve a história colonial portuguesa. (AU)^ipt.
Descritores:Educação Médica
Governo
Portugal
Índia
Colonialismo
Medicina Tropical
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702004000400002&lng=pt&nrm=iso

  3 / 3
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:30 - (40)
Autor:Costa, Terezinha de Jesus Thibes Bleyer Martins.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Caminhos percorridos pelo dr. Jorge Clarke Bleyer nos campos da medicina tropical e da pré-história brasileira^ipt / Paths taken by Dr. Jorge Clarke Bleyer in the fields of tropical medicine and Brazilian prehistory
Fonte:Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;10(1):272-285, jan.-abr.2003. .
Resumo:Esta nota de pesquisa apresenta uma avaliação preliminar da trajetória de Georg Carl Adolf Bleyer, médico, higienista e naturalista que desempenhou papel crucial na instituição da saúde pública em Santa Catarina, e que foi um dos pioneiros da medicina tropical, da antropologia e da arqueologia no Brasil. Adolpho Lutz foi um dos principais interlocutores, no Brasil, desse médico igualmente polivalente que publicou importantes trabalhos em periódicos alemães. O estudo mais aprofundado de sua trajetória, além de ser importante para a história das mencionadas disciplinas, permite conhecer as condições em que eram exercidas as práticas médica e científica em cenários periféricos aos grandes centros urbanos do Sudeste do Brasil, que dominam a historiografia da medicina e das ciências. (AU)^ipt.
Descritores:Prática Profissional
Biografia como Assunto
Médicos
Medicina Tropical
Saúde Pública/hist
Historiografia
Microbiologia/hist
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702003000100010&lng=pt&nrm=iso



página 1 de 1

Artigos Brasileiros de História dos Recursos Humanos,da Educação e do Trabalho em Saúde: uma bibliografia eletrônica

Esta base de dados reúne as referências bibliográficas da produção sobre a história dos recursos humanos, da educação e do trabalho em saúde publicada nos mais relevantes periódicos brasileiros. Ela referencia os artigos publicados entre 1997 e 2008 e tem por universo de coleta 37 títulos, englobando revistas das profissões de saúde, como medicina, enfermagem e psicologia, periódicos das áreas da saúde pública e saúde coletiva, assim como as principais publicações do campo da história, das ciências sócias e da educação. Foram excluídas as revistas referidas às especialidades médicas, tais como dermatologia, ginecologia, psiquiatria, entre outras.

Mais de 70% das referências remetem para o texto completo, tal como disponíveis em Scielo ou em outros sítios na internet. A cada início de um novo ano, a produção do ano anterior será adicionada á base de dados, tornado-a um índice representativo da produção e do conhecimento disponível sobre estes temas.

Carlos Henrique Assunção Paiva

Isa Cláudia Pontes Duarte

Fernando A. Pires-Alves

Base de dados  OHS-PeriRHS : Formulário avançado

   
Pesquisar:
no campo:
 
1     
2   
3